Conheça as 7 poderosas ervas medicinais.
Boldo
O boldo tem folhas verde escuras e aroma forte. Trazido da África, suas propriedades medicinais envolvem o tratamento de sintomas gastrointestinais, como cólicas, congestões, gases. Também pode trazer benefícios em casos de ressaca alcoólica, insônia e dores de cabeça. O boldo deve ser consumido na forma de chá.
Carqueja
Nativa do Brasil, a carqueja pode ser usada no tratamento da diabetes tipo II. Isto porque atua no pâncreas, estimulando a produção de insulina e normalizando o índice glicêmico no sangue. Atua ainda no baço, bexiga, fígado, rins e no tratamento de cálculos biliares e de vermes intestinais. É bastante indicada em programas de desintoxicação voltados para o emagrecimento. Os flavonóides encontrados na carqueja são eficazes na diminuição dos níveis de gordura do sangue e combatem a arteriosclerose.
Camomila
Conhecida por seu poder calmante, ajuda pessoas com insônia e outras dificuldades pra dormir. A camomila também é usada no tratamento de irritações cutâneas, resfriados, inflamações nasais e sinusite. Pode ser consumida na forma de chá ou em inalações com água quente.
Capim-limão
Também conhecido como capim santo e capim cidreira, ele tem propriedades calmantes, bactericidas e diuréticas. Seu óleo essencial apresenta o componente citronela, um repelente natural de insetos. Exala um perfume semelhante ao limão, podendo ser utilizado em várias receitas culinárias. Pode ser consumido em forma de chá ou, para o combate a dores musculares, em forma de compressas quentes.
Erva doce
A erva doce é bastante utilizada em tratamentos de pele. Ajuda no emagrecimento e pode proporcionar uma noite mais tranquila quando embutida em travesseiros aromatizados. Também pode ser usada na culinária, durante o preparo de bolos, pães, saladas, sucos, drinques, entre outros.
Erva cidreira
A erva cidreira é indicada como calmante, aliviando perturbações do sono e a ansiedade. Também pode ser de grande ajuda no caso de problemas gastrointestinais de origem emocional. Essa erva deve ser consumida em forma de chá, que pode ser preparado com concentração mais forte e usado em banhos de banheira.
Hortelã
A hortelã é indicada para casos de perturbações do fígado e da vesícula biliar, gases, náuseas, vômitos, cólon irritável, neuralgias provocadas pelo frio, dores de dente e na prevenção de infecções respiratória. O seu óleo essencial pode ser usado para tratar problemas respiratórios, como gripe e tosse. Pode ser consumida na forma de chá, bochechos, inalação e sauna facial. Além das folhas e do óleo, a hortelã é encontrada em forma de essência e tintura.
Conheça as 7 poderosas ervas medicinais.
Reviewed by Unknown
on
June 20, 2018
Rating: