Pimenta negra, fantástica para a sua saúde.
A pimenta negra dá a comida esse sabor picante e aromático, tão característico, mas também traz vantagens para a saúde por funcionar como um estimulante natural das secreções gástricas. Dessa forma, favorece os processos digestivos que se dão no estômago. Mas, esse não é o único ponto favorável para nosso organismo, os benefícios dessa especiaria são surpreendentes e o melhor é que as descobertas a respeito continuam.
Benefícios da pimenta negra
A seguir, compartilhamos algumas de suas interessantes propriedades:
– A pimenta negra tem antioxidantes, que colaboram na luta contra o câncer, problemas de fígado e doenças cardiovasculares.
– Ajuda a eliminar gorduras e, portanto, a perder peso.
– Alivia sintomas de resfriados e processos respiratórios.
– A pele se beneficia da piperina presente na pimenta e que ajuda na criação de pigmentos.
– A pimenta é um poderoso elemento antibacteriano que ajuda na luta do nosso organismo contra infecções de todo tipo.
– Previne de forma eficaz a retenção de líquidos, favorecendo sua eliminação através de suor e urina.
– Também é possível preparar um chá (suave) com base em pimenta negra e consumi-lo como remédio caseiro para tosse.
– Contém um óleo essencial, que pode ser utilizado externamente para aliviar a dor causada por artrite reumatoide. Tem um efeito de aquecimento e suave ação analgésica.
Outros dados interessantes
A pimenta negra se apresenta de várias formas: em grão inteiro, em grãos moídos e em pó. O que é responsável pelo potencial da pimenta é a piperina e quando a pimenta é moída grande, parte desse componente se perde. Portanto, o melhor é sempre comprar e utilizar em grãos, ou seja, o mais natural possível. Além do mais, ao comprarmos a pimenta inteira, nos asseguramos de que a mesma não contém aditivos, os quais costumam agregar quando a pimenta é em pó.
Para garantir uma pimenta pura, recomenda-se escolher os grãos que são redondos, pesados e de aspecto compacto. É necessário também armazenar esses grãos à temperatura ambiente. Porém, caso você prefira utilizá-la moída, recomendamos guardar em um recipiente hermético no frigorífico.
Outro detalhe a se levar em conta é que, se moermos a pimenta instantes antes de consumi-la, poderemos aproveitar melhor a piperina. Ainda assim, lembre-se de que não é recomendado adicioná-la aos alimentos durante o cozimento, a temperatura alta faz com que a pimenta perca boa parte de seu aroma, sabor e teor de vitamina C.
Pimenta negra, fantástica para a sua saúde.
Reviewed by Unknown
on
June 18, 2018
Rating: