Azeite de olivia e dieta mediterrânea.

O azeite de oliva é um dos elementos mais importantes da saudável dieta mediterrânea. O azeite apresenta componentes que trazem grandes benefícios para a saúde, tanto como ingrediente culinário quanto por sua utilidade terapêutica com uso interno e externo.

O azeite de oliva é considerado um alimento básico, e ainda que somente haja poucas décadas que a ciência reconheceu sua valiosa contribuição para a saúde, o cultivo da oliveira vem sendo praticado por mais de 6000 anos.

Na antiguidade, civilizações como a egípcia, a grega ou romana utilizavam o azeite tanto por suas qualidades culinárias como por suas propriedades medicinais. Na Grécia ele adquiriu um grande valor comercial e contam que a aristocracia romana valorizava muito o azeite procedente da península ibérica.

Existem diferentes tipos de azeite de oliva, segundo o modo de extração ou elaboração. O azeite mais apreciado e com maior demanda é o azeite de oliva extra virgem (sobretudo ecológico) obtido mediante pressão à frio, que é realizado de forma natural com um procedimento mecânico de trituramento e prensa da azeitona, extraindo o azeite com todas as propriedades sem a necessidade de refinamento.

A qualidade do tipo de azeite é definida não somente pelo sabor ou textura, mas também pelo grau de acidez e sua porcentagem de antioxidantes, vitamina E, polifenóis, betacarotenos e outros componentes que concedem ao azeite maior valor biológico.

Estas propriedades são influenciadas tanto pela maturação e qualidade da azeitona como a tecnologia ou maquinaria utilizada.

O uso na alimentação vai depender do tipo de azeite de oliva, seja pela variedade ou estado de maturação da oliva.
O azeite de oliva contribui com um aroma e um sabor muito agradável e característico aos pratos. Tanto cru como cozinhado, varia com o tipo de azeitona que é usada. Sugerimos provar o azeite cru de várias marcas diferentes, elaboradas com diversos tipos de azeitona e assim poderá deleitar com diversos sabores culinários.

O azeite cru é utilizado para temperar saladas, verduras e qualquer outro prato. Também é usado no café-da-manhã para untar as torradas com azeite, sal e tomate, como acompanhante de sanduíches ou na criação de molhos, sopas frias e entradas.
O azeite quente é usado para temperar refogados e outros ensopados, assados ao forno de verduras, peixes ou carne, e como ingredientes para a elaboração de pão, biscoitos, bolos, madeleines e todo tipo de doces.
Em frituras é usado em todo tipo de alimento. É conveniente porque o azeite não se altera em temperaturas elevadas cerca de 200 graus. Além disso, os alimentos cozinhados com ele pegam seu sabor e aroma característico, ainda que sejam perdidas propriedades nesse processo.

Azeite de olivia e dieta mediterrânea. Azeite de olivia e dieta mediterrânea. Reviewed by Unknown on September 18, 2018 Rating: 5
+ Saúde. Powered by Blogger.