Tesouro medicinal embaixo da terra.

Teríamos que voltar 3.000 anos atrás para encontrar a primeira ocorrência de gengibre na História. Os primeiros cultivos desta planta, segundo historiadores, remontam ao século V a.C., no Sudeste Asiático, sendo levada neste período para o mercado da Ásia Central pelo rei persa Dario.

Confúcio relata em seus escritos como os fenícios levaram o gengibre para o Mar Mediterrâneo. Mais tarde, espalhou-se por toda a costa até chegar ao Mar Vermelho e proximidades. No decorrer dos anos, foi Marco Polo quem o exportou em uma de suas longas viagens para as Américas.


Ainda hoje estão agradecidos os caribenhos ao aventureiro comerciante Marco Polo, porque embora os maiores produtores de gengibre estão na Ásia (principalmente Índia e China), as melhores colheitas da planta são encontradas no Caribe, particularmente na Jamaica.

A planta do gengibre
O gengibre que consumimos é a raiz subterrânea de uma planta perene da família das zingiberáceas, com longas e estreitas folhas e pequenas flores violetas ou amarelas. Pode alcançar cerca de um metro ou mais de altura quando é cultivada nas ladeiras das montanhas.

Seu caule nodoso do qual vão brotando raízes é o que usamos como condimento, alimento ou remédio natural. Para poder utilizá-lo, deve-se esperar pelo menos seis meses desde seu plantio. Uma vez extraída da terra, a raíz deve ser bem lavada, deixando-a secar por alguns dias. Desta maneira, resistirá armazenada à temperatura ambiente durante vários meses.

Jengibre    Barlovento

No que se refere à sua composição nutricional, esta antiquíssima planta conta com uma grande variedade de ácidos, tais como: linoleico, ascórbico e glutamina. Também possui fibras, aminoácidos, óleos essenciais e vários minerais como o alumínio, fósforo, cobalto, zinco e manganês.

Uso culinário do gengibre
O gengibre é comumente comercializado em sua forma natural como rizoma (caule-raiz) ou em pó seco, sendo também encontrado como chá, cápsulas, tintura e óleo essencial.

São muito variadas suas propriedades gastronômicas. A raiz da planta pode ser consumida como ingrediente para fazer doces, condimento em comidas preparadas e infusão com pedaços de seu rizoma. Também incluir pedacinhos em sucos ou vitaminas de frutas e vegetais é uma boa opção para tirar proveito de todas as suas propriedades.

Esta aromática planta combina bem com linhaça, cedro, rosa, jacarandá, arnica, ulmeira, pimenta de caiena, aloe vera, maracujá, alecrim, aveia, neroli, alho e limão, tanto como condimento quanto para chás.

Na cozinha ocidental, é muito utilizada a raiz em pó por sua famosa propriedade de realçar sabores, principalmente para dar gosto picante e aroma exótico aos pratos. Já os chefs da arte culinária asiática utilizam a planta fresca para obter efeito contrário, qual seja o de disfarçar sabores fortes, como o de alguns frutos do mar ou carnes.

Bolachinhas de gengibre
Gingerbread man in hot chocolate

Facilmente encontramos o gengibre como ingrediente em bolos, biscoitos, sobremesas de frutas, sorvetes, etc. Devido ao seu efeito termogênico, são famosas as bolachinhas de gengibre no inverno em muitos países do globo. Existem muitas receitas na web para desfrutar estes deliciosos cookies. Por essa razão, selecionamos a seguinte por sua simplicidade:

Ingredientes:

300 gramas de manteiga derretida
150 gramas de açúcar mascavo
150 gramas de mel
2 ovos
½ colher de sopa de gengibre
½ colher de sopa de cardamomo
½ colher de sopa de canela em pó
600 gramas de farinha
Modo de preparo: bata no liquidificador a manteiga, o açúcar, a mel, os ovos, o gengibre, a canela e o cardamomo até obter uma pasta semi-líquida. Em seguida, adicione a farinha e bata novamente. Depois, estire a massa de forma a obter uma espessura de meio centímetro.

Corte com um molde de biscoitos e leve ao forno a 180 graus por 10 minutos. Uma vez assados, você pode decorá-los com açúcar glacê, coco ralado ou com o que sua criatividade sugerir.
Tesouro medicinal embaixo da terra. Tesouro medicinal embaixo da terra. Reviewed by Unknown on July 16, 2018 Rating: 5
+ Saúde. Powered by Blogger.